Por que a psicoterapia com adolescentes é importante?

Muitas pessoas falam que a psicoterapia é fundamental para a saúde emocional de todas as pessoas: até mesmo os terapeutas são orientados a fazer acompanhamento com outros profissionais da sua área.

No entanto, pouco se fala a respeito de um tipo de público especial dos terapeutas: os adolescentes.

psicoterapia com adolescentes

Essa fase, que começa aos 12 anos e costuma se estender até os 18 anos, aproximadamente, costuma trazer diferentes questionamentos e a incapacidade (inclusive orgânica, por parte do desenvolvimento cerebral) de assimilar algumas emoções.

Devido a tudo isso, a Psicoterapia com adolescentes é uma forma muito valiosa de fazer com que os jovens se desenvolvam com plenitude e com saúde.

A seguir, mais algumas razões pelas quais esse tipo de acompanhamento deve ser feito a partir da adolescência.

Ajuda os adolescentes a entender a sua sexualidade

A sexualidade é sempre um dos principais fatores de angústia para os jovens, especialmente quando eles acreditam que não se encaixam nos padrões.

Isso pode ser porque o jovem não se interessa por sexo ou por causa da sua orientação sexual que, em alguns casos, faz com que eles tentem se esconder.

Dessa maneira, contar com a psicoterapia com adolescentes é um caminho para que eles exponham as suas inseguranças, tenham uma orientação profissional e consigam lidar com mais calma com as suas próprias preferências e com as implicações sociais disso.

Psicoterapia ajuda em casos de abuso familiar

Infelizmente, não são poucos os jovens que passam por episódios de abuso familiar, que pode ser configurado por agressões físicas, psicológicas e sexuais.

Em muitos casos, eles acreditam que têm uma parcela de responsabilidade no ocorrido e é por isso que a psicoterapia com adolescentes é repleta de significado: ela mostra a esses jovens que não há necessidade de manter um sentimento de culpa e também colabora com a superação do trauma.

Leia também:  Terapeuta ou psicólogo - Qual escolher?

Normalmente, a psicoterapia com adolescentes expostos a qualquer tipo de abuso familiar é indicada pela própria assistente social e pela justiça que estiver acompanhando o processo.

Superação de eventos traumáticos

Não são apenas os casos de abuso familiar que são considerados eventos traumáticos a ser superados: um acidente ou a perda de alguém querido também pode ser algo difícil de os adolescentes elaborarem.

Sendo assim, a psicoterapia com adolescentes tem o papel de ajudar esses jovens a compreender o ocorrido ou aceitar que determinada pessoa amada não estará mais em sua convivência.

Compreensão dos sentimentos

Como dito no início, a fase da adolescência é carregada de uma série de alterações na vida, na mente e no corpo das pessoas: elas passam a ter uma aparência diferente e responsabilidades maiores do que na fase da infância.

Certas vezes, esses jovens sentem angústias por causa dessas mudanças e não possuem condições de tratar isso com pessoas do seu cotidiano.

Por causa disso, a assistência do psicoterapeuta é valiosa para que esses adolescentes lidem de maneira saudável com a transição para a sua nova fase e sejam orientados de forma profissional.

Saiba maiores informações lendo nosso blog.

Leave a Reply