Folheados: Qual é a diferença de joias e semi joias?

As joias são provavelmente os acessórios de beleza mais utilizados ao longo dos séculos, por serem extremamente atrativas e por denotar certo poder a quem está usando. O resultado é que, depois de certo tempo, acabaram surgindo as “cópias”, como os folheados, por exemplo. Produtos feitos com material mais barato para atender a todas as pessoas que tinham interesse em usar um acessório idêntico aos originais caríssimos.

 Semi joias

As semijoias (ou folheados) são confeccionadas de maneira muito parecida à das a joias. Mais simples e frágil que o material nobre da joia, as semi joias recebem uma espécie de cobertura (ou banho) de material nobre. Por exemplo: a peça de ouro recebe camadas de ouro, mas não é produzida a partir do próprio ouro. Um dos processos de produção de semi joias é o folheado, que pode ser conhecido também como chapeado.

As semi joias folheadas tem esse nome por causa do jeito com que são fabricadas. Elas são peças de algum metal barato, como o latão por exemplo, que são envolvidas por uma folha de um metal nobre, na sua maioria, ouro. Durante o processo de fabricação a folha de ouro é prensada na peça, aderindo a ela por pressão.

A História dos Folheados

Folheados não são peças novas no mercado. Esse processo de produção surgiu há muito tempo, no período Barroco. Na época os folheados eram muito utilizados em peças e utensílios de decoração de igrejas, porque ficam muito parecidos com os objetos produzidos em ouro puro, mas tem o preço bem mais baixo, o que os tornava igualmente belos, mas muito mais viáveis.

folheados 1

Após esse período o folheado ficou muito popular também para a produção de semi joias, pois produzia peças mais em conta e tão belas quanto as joias de ouro puro. Porém hoje em dia esse processo é mais reservado para utensílios lisos e com poucos detalhes, como canetas, isqueiros ou talheres. Enquanto as semi joias são produzidas através de banho de ouro. O banho substituiu o processo de produção anterior por apresentar melhor fixação em superfícies mais trabalhadas e detalhadas, podendo ser aplicado em qualquer tipo de peça. Além disso, quando mais banhos a semi joia leva, maior a sua qualidade e durabilidade, existindo até um método de controle de qualidade da espessura do ouro para o banho de cada semi joia. Por conta desse processo as semi joias apresentam uma longevidade muito maior o que as bijuterias, além de serem hipoalérgicas.

folheados 2

 Bijuterias

Populares, essas peças não garantem longevidade alguma. As bijuterias são enfeites e adornos simples que lembram joias, mas que não recebem nenhuma camada de material nobre e nem são confeccionadas a partir desses materiais. Se não estiver comprando seu acessório em uma joalheria autêntica, sempre questione se você está adquirindo uma semi joia ou bijuteria e calcule o custo-benefício.

Diferença de Semi joia para Bijuteria?

O que diferencia “semi joia” para “bijuteria” é a camada de metal nobre aplicada nas peças.  Portanto, quando falamos em “bijuterias” consideramos a ausência de garantia , pouca camada, ou nenhuma camada de metal nobre.  Além disso, a maioria das pedras ou zircônias (que já é algo também mais difícil de ser achado em bijuterias) são coladas.

Quando o assunto é “semi joias” considera-se uma alta camada de metal nobre, portanto a garantia de peças anti alérgicas.
Além disso, a maioria das semi joias são fabricadas com zircônias e estas são cravejadas, seja na mão pelo ourives ou na cera.  A cor acinzentada que vemos em muitas peças de bijuterias comuns na maioria das vezes é por conta do banho de níquel.

Banho de prata na bijuteria é inexistente, só na semijoia que são efetuadas em camadas.  Nas semijoias folheadas a ouro, ródio, ródio negro ou prata, quanto mais camadas de folheamento elas tiverem mais resistente elas serão. Pois além do material utilizado para a fabricação da peça, leva-se em as camadas de banho da peça, durabilidade, qualidade e cravação.

Dicas Como Limpar Semi Joias?

0.1 Deixe sua peça de molho por 15 minutos em água morna, contendo um pouco de sabão de coco líquido ou barra. Então escove usando um pouco de bicarbonato de sódio ou creme dental branco (aquele sem listrinhas e efeitos, sabe?), e certifique-se de que a escova seja bem macia – caso contrário pode riscar o seu acessórios.

0.2 Toda mulher vaidosa gosta de cuidar do rosto e do corpo, usando e abusando de cremes, hidratantes, loções e perfumes. Um erro grave que é cometido com muita frequência é a aplicação desses produtos no corpo após a colocação dos acessórios. Não utilize as semi joias durante a aplicação de tintura para cabelo, sempre as tire quando for executar fazer alguma faxina ou algo que use muitas as mãos, afinal elas podem arranhar ou cair e quebrar.

0.3 O Brasil é um país imensamente rico em belezas naturais. E nós Brasileiras sabemos bastante disso… Se você gosta de curtir um sol, seja na praia ou na piscina, o cuidado com os seus acessórios merece uma atenção ainda maior.

Gostou das dicas? Então acompanhe o blog e veja muitas novidades!

No votes yet.
Please wait...