Como planejar uma viagem por conta? Alinhando as expectativas

Eu amo viajar, quem não ama né? E, no ano passado fui planejar uma viagem de lua de mel a minha e, claro, fui pro caminho mais comum: o agente de viagens e as dicas dos contatos que já haviam viajado para as cidades que eu gostaria de ir.

Mas, para meu desespero, os valores dos agentes de viagem estavam muito acima do que eu tinha e as indicações dos amigos estavam um tanto quanto RYCAS ou restritivas demais!

Como sou brasileira e não desisto nunca fui esgotar meus conhecimentos e planejei toda a minha viagem de lua de mel, na cara larga, sozinha e o melhor é que deu muito certo!

Como planejar uma viagem por conta

De cara eu te digo: se você não gosta de ter trabalho e de passar horas pesquisando, planejar uma viagem não é sua praia. Contrate um bom agente de viagens é muito cômodo e ele facilita sua vida!

Agora para quem chegou até aqui eu quero dividir os 3 primeiros pontos de como planejar uma viagem por conta:

1° Motivo da viagem:

Pense no que você quer da viagem: é para compras? É turismo muito bate-perna? Passeios românticos e locais calmos? Descanso, sombra e água fresca?

Aqui o 3° quesito “acompanhantes” pesa, por que não podemos ser egoístas e pensar só na gente, né? Muita conversa pra alinhar as vontades!

Se for uma viagem de compras você precisará saber os pontos quentes de comércio da cidade, os outlets – no caso dos EUA – a distância entre um e outro e como você vai se deslocar até esses locais.

Para viagens de descanso apenas o quesito transporte no local não conta muito, resorts dão todo o traslado para passeios.

Se você quiser turistar (bater muita perna nos pontos turísticos) um hotel bem localizado e estudar bem o transporte público da cidade é parte do que você precisa!

Decidiu o motivo da viagem? Anote e vamos seguir as pesquisas.

2° Para onde e quando viajar?

A data da viagem pode impactar os planos, não queremos viajar na época das chuvas pro meio da Amazônia. Se você só pode viajar nas férias pense em qual a estação do ano será e em quais locais o clima é mais agradável para você.

Ir para o Sul do Brasil no inverno só se você gostar de friozão, mas no verão ou primavera pode ser muito agradável.

Avaliar o clima do local e da época da sua viagem é uma das partes do planejamento que ajudam a dar a cara dos seus passeios. Além disso, época de festas como Oktober Fest – em Blumenau e na Alemanha – costumam encarecer as coisas.

Quer ir pra fora do país esquiar no inverno? Precisa de visto? Vacinas? Você tem tempo e dinheiro para providenciar?

3° Acompanhantes:

Quem vai viajar com você? Qual a idade dessa pessoa? Qual a disposição física? Alguma restrição?

Casais se dão bem por terem hábitos e gostos parecidos, então essa parte é fácil. Se tiverem filhos precisam considerar a idade e a forma de locomoção das crianças e os custos que isso implica.

Carrinho de bebê + passeios longos nas ruas do Pelourinho = criança chorando! Tentem pensar em todos os detalhes.

Essa etapa de definições é bem rápida, quando bate a vontade de viajar a gente já sabe para onde deseja ir. Esses 3 passos vão ajudar a alinhar as expectativas e a dar uma “forma” para a viagem, mas até aqui ainda não começamos a planejar uma viagem de fato.

Mas, essa primeira parte é SIM muito importante de se pensar, pois conheço casais que simplesmente esqueceram que indo para a Disney com um bebê de colo eles não poderiam ir juntos nos brinquedos de aventura do parque, assim a viagem dos sonhos foi um pouco menos divertida.

E, outro exemplo: um grupo de amigos foi para Minas Gerais conhecer as igrejas barrocas, mas não consideraram que alguns deles não poderiam andar muito a pé – devido a uma predisposição física – alugaram um chalé numa pousada escondida e aconchegante, bem longe do centro velho de Ouro Preto, moral da historia: o consumo de combustível e o desgaste do carro não compensou $$ a viagem, além de que muitos locais não eram acessíveis com o carro, só a pé!

Parece doido e inútil? Mas, não é! Na empolgação a gente não pensa nos detalhes e planejar uma viagem por conta é uma tarefa de detalhes!

Aguardem a parte 2, além de mais história e dicas, vou mostrar como planejar um roteiro de viagem!