Como adestrar seu cachorro: tudo o que você precisa saber

Nem todo mundo tem meios de pagar um curso de adestramento de cães, além de muitas pessoas não terem nem mesmo tempo para fazer isso. Porém, o que fazer quando é necessário educar um cachorro filhote ou adulto? O que fazer quando ele se torna agressivo ou fica muito ciumento? E quando ele passa a destruir as coisas dentro de casa?

Nesses casos, dá para optar por um treinamento para cães caseiro, ou seja, um adestramento de cães amador. Basta que o tutor e as pessoas que convivem regularmente com ele sigam algumas dicas de modo persistente, ou seja, por mais que seja um pouco cansativo, é um trabalho gradual.

 

Treinamento para cachorro

 

O treinamento ou adestramento de cães exige comandos relativamente simples, mas é importante ficar atento às reações do animal. Não existe cachorro que não possa ser adestrado e esse é o primeiro pensamento que os tutores precisam ter; inclusive, é esse o pensamento (e a certeza) de todo adestrador de cães.

Uma forma bem fácil de começar é ensinar o cachorro a sentar na hora que o tutor quiser ou precisar. Sempre que ele cheira alguma comida e não a recebe imediatamente, a sua reação é de sentar e ficar esperando. Dessa forma, basta dar uma fruta ou petisco para o cachorro apenas cheirar e logo retirar de perto dele, olhando para o cão. Provavelmente, ele sentará.

Para que esse cão associe o ato de sentar a um comando auditivo, é só falar “senta” durante esse processo. Assim que ele se sentar, não pode faltar um petisco e deve ser exatamente aquilo que ele cheirou.

Além de dar o petisco em questão, é indispensável agradar ao cachorro com palavras e até com carinho. As clássicas palavras “Bom garoto”, seguidas de um cafuné na cabeça e de uma recompensa, são muito eficazes em qualquer treinamento.

Se você está pesquisando como educar um cachorro filhote, provavelmente deseja que ele faça xixi e cocô em determinado lugar. Apesar de filhotes acabarem sujando o ambiente com as suas necessidades, é mais fácil treiná-los. A melhor forma é levar o cachorro para passear e, assim que ele fizer o xixi e o cocô na rua, recompensá-lo.

Por outro lado, se ele fizer as necessidades dentro de casa, ele deve ouvir “NÃO” (firme, mas sem gritar) e não receber recompensa nenhuma. Depois de isso se repetir algumas vezes, esse cão perceberá que ele só é recompensado quando faz suas necessidades na rua e passará a fazê-las apenas lá.

No entanto, é claro que o animal não conseguirá segurar xixi e cocô um dia inteiro: é obrigatório ter regularidade nos horários de levá-lo para passear. Se isso não for possível, é necessário ensinar o cachorro a fazer suas necessidades no tapete higiênico e o processo é o mesmo: quando ele usar o tapete, ele deve ser recompensado. Caso o cão faça suas necessidades em qualquer outro lugar, é necessário dizer “NÃO” e deixá-lo sem a recompensa, seja fruta ou petisco.

Gostou desse artigo? Para você ler mais basta clicar aqui!

No votes yet.
Please wait...
Voting is currently disabled, data maintenance in progress.